Modelo Pedagógico

Onde a aprendizagem e a diversão se unem, para gerar impacto transformacional.

Como são as aulas na Happy Code

Num ambiente inspirador e propício à aprendizagem, em turmas com um máximo de 12 alunos por professor, as aulas presenciais na Happy Code promovem a colaboração, criatividade e autonomia dos alunos. O professor é um mentor e facilitador na aquisição de conhecimento pelo/a aluno/a, que desenvolve projetos de tecnologia e cidadania ao longo das aulas.

A Happy Code oferece também um modelo de aulas Live Online, que aliam o melhor dos dois mundos. Promovem a aprendizagem à distância, com aulas em tempo real com um excelente professor formado e usando a melhor tecnologia para uma aprendizagem real, colaborativa, e com atenção individualizada. Adicionalmente são constituídas por aulas autónomas de projetos e exercícios, que cimentam os conhecimentos e promovem a independência do/a aluno/a.

A metodologia Lean Education Technology (LET)

A metodologia Lean Education Technology (LET) é uma inovadora forma de ensinar tecnologia como ferramenta de desenvolvimento de competências socio-emocionais. A metodologia LET foi criada pela Happy Code e desenvolve-se ao longo do ano letivo através de ciclos de aprendizagem compostos por 3 fases, e é aplicável a todas as idades e plataformas ou linguagens de programação:

FASE 1
Descoberta

Aqui os alunos aprendem conceitos de programação ou da tecnologia que estiverem a aprender, criando projetos guiados pelo/a professor e explorando diferentes áreas de aprendizagem de forma segura. 

FASE 2
Missão

Os alunos são desafiados a resolver um problema baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o qual irá gerar um projecto único a ser criado por cada aluno/a. O/A professor/a assume um papel de facilitador/a, motivando a colaboração entre os alunos e a criatividade.

FASE 3
Prototipagem e Pitch

Os alunos irão desenvolver o projeto próprio que idealizaram, desde a concepção da ideia, criação da história, protótipo e programação, com um pitch final que ajude os alunos a organizar e comunicar de forma simples as suas ideias.

Aprendizagem por Projeto

 

A metodologia de projeto é uma abordagem pedagógica que enfatiza a aprendizagem através da experimentação e da resolução de problemas. Ela é amplamente utilizada em educação para ajudar os estudantes a desenvolver habilidades de pensamento crítico, criatividade e capacidade de trabalhar em equipa.

Na Happy Code, todas as aulas se baseiam em projeto, quer seja este o projeto que leva à aprendizagem das competências técnicas, guiado pelo professor, mas também projetos que incentivam os alunos a pensar, criar, colaborar, para chegar a uma melhor solução, e também errar, persistir, liderar para chegar ao fim.

Para isso apoiamo-nos nos desafios, ou missões, colocados aos alunos, e inspirados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

De que forma esta metodologia melhora a aprendizagem?

  • Suscitar motivação intrínseca e extrínseca
  • Suportar autonomia
  • Promover e sustentar pertença
  • Suportar sentimentos de competência
  •  Incentivar o erro produtivo
  • Estimular exploração e curiosidade

Desenvolvimento de competências socioemocionais

O ensino de tecnologia é tipicamente visto como tal apenas – ensinar tecnologia. Na Happy Code temos a missão de formar pensadores e criadores do futuro, e vemos o ensino de tecnologia como uma ferramenta para a construção de competências abrangentes, entre as quais competências técnicas e de pensamento computacional e programação, mas também de competências socio-emocionais.

 

Do que falamos então relativamente a competências socio-emocionais?

  • Reconhecer e gerir emoções
  • Lidar com sucesso com o conflito
  • Navegar a resolução de problemas interpessoais
  • Compreender e demonstrar empatia pelos outros
  • Estabelecer e manter relacionamentos positivos
  • Fazer escolhas éticas e seguras
  • Contribuir de forma construtiva para a comunidade
  • Definir e alcançar objetivos positivos

 

O desenvolvimento destas competências tem impactos de curto e de médio prazo. Primeiramente são visíveis melhorias a nível de comportamento, sucesso escolar, integração social e bem estar.

Mas, de forma mais abrangente, estas competências constituem a base para o desenvolvimento das soft skills essenciais e diferenciadoras no mundo tecnológico em que vivemos.